20 janeiro, 2007

Lima

Pra quem vai de Pisco para Lima um conselho: sente do lado esquerdo do onibus e o contrario para o caminho inverso. O onibus vai beirando o mar e por sorte eu fiz o trajeto bem no momento do por do sol. Me disseram que o sol nasce no Atlantico e se põe no Pacifico. E realmente, depois de uma cochilada no onibus eu acordei e vi uma paisagem linda do sol sumindo no mar. Valeu a viagem, assim como várias outras coisas.

Depois de 2 filmes hollywoodianos no onibus, chegamos em Lima já de noite. Fomos para um hostal em Miraflores que o taxista indicou. Descobri que Lima era a cidade mais cara que já tinha passado até o momento. O hostal cobrava 8 dolares (depois de chorar muito pq na verdade era 10) pela cama! Isso mesmo, banheiro e quarto compartidos. Ficamos sabendo que aquele era o preço médio dos hostals e resolvemos ficar naquele mesmo.
Apesar do preço, aquele foi o hostal mais bonitinho que fiquei. Tinha cozinha com vários utensilios e uma sala com tv a cabo. Acho que deveria ter ficado em quartos compartidos em todas as cidades porque conheci muita gente assim. Pra quem vai passar por Lima o hostal é Lions Backpackers

No dia seguinte eu e Josef estavamos loucas par ir pra praia. Saimos do hostal com nossos biquinis perguntando para as pessoas na rua o caminho para a praia. Depois de uma caminhadinha, chegamos. A praia tem pouca areia e muita pedra. Eu gostei. Água bem fria, mas ótima para o calor excessivo. Tomamos sol até derretermos e resolvemos ir embora.
Andamos um pouco e nos deparamos com um pequeno problema. Onde era o hostal? Qual o nome da rua que estavamos? Pois é, estavamos perdidas. Eu sei que a estupidez foi bem grande de sair de um lugar sem ao menos pegar o nome da rua. Mas as vezes todos temos alguns momentos de burrice, não é mesmo?
Ficamos andando por toda Miraflores e sem querer encontramos um MCDONALDS!!! Entramos na mesma hora para comer. Pode parecer estranho, mas nunca fiquei tão feliz em encontrar um mc. Em toda viagem eu não tinha visto nenhum e comer aquele big mac foi algo como lembrar da comida do Brasil. Saimos satisfeitas mas ainda estavamos perdidas. Foi bem engraçado. Conhecemos Miraflores inteira. No fim, um policial nos ajudou a encontrar. Chegamos no hostal já era noite.


No dia seguinte, conhecemos Maxi um argentino que nos levou para um mercado perto do centro. Um mercado que vendia de tudo. Comprei um dvd do Chaves e muitos presentes pra familia, já que aquela era a última cidade do Perú. De noite, Arthuro, o dono do hostal nos levou em alguns bares do bairro Barranco. Mas como era terça, não tinha ninguem por lá. Também sai numa sexta. Fui na Rua das Pizzas, onde tinha um bar brasileiro. Ficamos um tempo neste bar assistindo peruanos dançando axé. Engraçado, mas me envergonhei um pouco da dança do meu país. Os peruanos não paravam de mexer a bunda e até que mexiam bem. Mas sinceramente não gosto dessa imagem que as pessoas têm do Brasil.



No hostal que fiquei conheci um casal de suiços. Gostei muito da historia deles. Eles já estavam viajando a 1 ano pela America Latina. Depois de 2 meses de viajem, quando eles passaram por La Paz, conheceram uma cachorrinha e resolveram comprar. No fim, a cachorra já estava a 8 meses fazendo um mochilão com os donos. Que pena que não tirei uma foto com eles.



Lima foi a cidade que mais fiquei. Tinha que resolver várias coisas pra ir pra Cuba. Entre elas dar um jeito num casaco enorme e um pijama de frio. Em Cuba não ia precisar deles e estavam ocupando grande parte da minha mochila. Fui nos correios e gastei uma grana pra enviá-los para o Brasil. Mas foi uma coisa necessária, minha mochila já estava a ponto de explodir.
Também tinha que trocar meus travellers. Em Cuba não é bom levar dólares. Eles cobram uma taxa extra na hora do cambio. O ideal é levar euros. Como na Bolivia e Peru eu levei dólares, comprei uns travellers de euros para trocar em Lima.

No último dia de Lima, já estava sozinha de novo. Josef e Maxi já tinham voltado pra Argentina. Resolvi tirar o dia para ir até a Plaza de Armas, pois ainda não conhecia. No caminho fui atraida por um som de berimbau. Fui seguindo o som e cheguei no museo de arte de Lima. Lá estavam fazendo uma roda de capoeira. Que feliz que eu fiquei!! Fiz capoeira durante um tempo e adoro. Cheguei onde eles estavam e entrei na roda. Claro que todos ficaram olhando pra mim com uma cara de "quem é essa menina?" Quando me apresentei e falei que era brasileira todos adoraram e me convidaram pra jogar também. Passei por um pouco de vergonha, afinal, fazia muito tempo que não jogava. Mas foi muito bom.
Já que estava no pátio do Museo de Arte, resolvi entrar e conhecer. Passei rapido pela parte de historia e fui direto na sala de arte contemporânea. Vi obras bem legais. Mas não podia tirar fotos. Almocei por lá e segui para o meu objetivo: A Plaza de Armas. Andei e cheguei em uma outra praça que acho que não era a que eu estava procurando. Mas era muito bonita. Fiquei um tempo por lá e voltei para o hostal. Tinha muita coisa pra resolver. Comprar umas coisas no supermercado, trocar meus travellers, mandar uns e-mails, baixar todas as fotos, arrumar a mochila...
Meu voo era as 6 da manha. Marquei com o taxi as 3:30 no hostal. E quem disse que eu fui dormir. Fiquei degustando cervejas até o taxista chegar. Capotei no taxi e fui acordada já no aeroporto.
Fico triste em deixar um país. Sempre tenho a impressão de que poderia ter conhecido mais. Assim como a Bolivia, também quero voltar para o Perú e conhecer o norte do país.
Agora ia para a ilha de Fidel estudar dramaturgia. Já disse que odeio avião, mas o efeito do alcool me fez dormir até o Panamá, onde fiz escala.




Indo para Lima na estrada Panamericana. Não consigo explicar, mas eu nunca vi o sol assim nessa posição com o mar.

Miraflores. Pra chegar na praia tem que descer, descer e descer....

Centro de Lima


A Praça que encontrei quando estava tentando ir para a Plaza de Armas e fui seduzida pelo som do berimbau....


Homenagem aos apaixonados


Josef, Eu, Maxi e Arthuro na Praia do Silencio. Fica a uns 40 min de Lima.



Me despeço do Perú com uma tristezinha no coração. Mas feliz e ansiosa para conhecer o próximo país. Cubaa, me aguardeee!!!!!!!!!!

1 Comments:

At quarta-feira, 23 janeiro, 2013, Anonymous Anônimo said...

http://spiral.sincomics.com/node/90003

 

Postar um comentário

<< Home