09 janeiro, 2007

Copacabana

Como já disse, tive que sair de La Paz e continuar meu trajeto.

De La Paz peguei um onibus para Copacabana. Cidade na beira do lago Titicaca, maior lago navegavel. O nome da cidade veio de Nossa Senhora de Copacabana e deu nome ao famoso bairro do Rio de Janeiro.

Depois de um tempo de estrada, para chegar na cidade é necessário atravessar o lago.


Os passageiros vao em um barquinho e o onibus vai numa balsa.


Copacabana, minha última cidade boliviana. Se Sucre eu me apaixonei, Copacabana foi amor a primeira vista.
Cidadezinha pequena com o Titicaca lindo. O lago é tao grande que parece mar. Olhando para o horizonte, nao dá pra ver o outro lado. Copacabana só tem uma desvantagem, o preco. As coisas sao um pouco mais caras que as outras cidades que passei na Bolivia.




Pra voces verem que parece mesmo uma praia. Em cima, algumas pessoas acampando, tomando sol e até fazendo churrasquinho na beira do lago. Em baixo, uma chola brincando com o filhinho no pedalinho.

Agora já descobri porque nao vi nenhum acidente no transito loco da Bolivia. Todos os sábados, vários carros vao para Copacabana para serem benzidos. Os donos enfeitam o máximo que podem seus automoveis e depois tomam cerveja para comemorar.


Todos os sábados os bolivianos levam seus carros, limpos e enfeitados, na frente da igreja. Mas o principal dessa festa acontece na semana santa.

Infelizmente nao consegui ir na ilha do Sol pois estava chovendo muito. E assim tive que me despedir de Copacabana e da Bolivia. Mas prometi pra mim mesma que voltarei a visitar esse país e essa cidade tao especiais.

Algumas consideracoes da Bolivia:

- Realmente os bolivianos nao possuem o costume de higiene como os brasileiros. Mas nao é por isso que necessariamente voce vai pegar alguma doenca. É só ter bom senso e nao comer em qualquer lugar.

- Na Bolivia existem sim lugares para comprar comida industrializada. Nao existem só aqueles mercados livres. Claro que nas cidades pequenas voce nao vai encontrar um hipermercado, mas sempre tem alguma vendinha para comprar bolachas.

- O transporte nao é o dos melhores. Mas dá pra fazer uma boa viagem. É só perguntar nas agencias de turismo ou no hostal que se hospedar, qual a empresa de onibus mais confiavel. Em todo meu trajeto nao peguei nenhum onibus com animais dentro.

- A comida também nao é das melhores. Realmente há muita fritura. Mas também nao é o fim do mundo. Comi muito bem, especialmente em Sucre. É só procurar.

- Mesmo sozinha, nao fui assaltada nem enganada nenhuma vez. Pode ter sido sorte minha. Mas é só tomar cuidado e nao andar por lugares estranhos.

- A Bolivia é um pais lindo e muito barato. Recomendo pra todos que querem sair do Brasil sem gastar muito e conhecer uma cultura diferente.