13 janeiro, 2007

Cusco

Depois de passar pela fronteira Bolivia-Peru, um grande choque !! No Peru meus dólares nao sao tao valiosos como na Bolivia. Antes, 100 dolares me rendiam muitos e muitos bolivianos. Depois da fronteira, a mesma nota de 100 vale apenas 3 notas de soles e mais algumas moedas. Isso foi a maior diferenca que senti entre os dois paises. Parece que agora terei que economizar mais.

Depois de umas 10 horas no onibus cheguei em Cusco de noite.
A cidade de noite é super charmosa. Toda iluminada com muitas igrejas. Imaginava que fosse uma cidade menor.
Cusco era uma cidade inca, como Machu Pichu. Quando os espanhóis chegaram, destruiram tudo e construiram várias igrejas no lugar. Por isso a praca central é super europeia.

Para todos os turistas que chegam em Cusco, é necessário comprar um ingresso de turista que dá direito a visitar vários museus da cidade e ao Vale Sagrado.

Me hospedei naquela rede de Hostels HI. Bom, simples e, principalmente, barato. Umas cinco quadras da praca de armas, onde se encontra tudo.

Me falaram muito pra tomar cuidado em Cusco, pois alem de assaltos, sempre tem alguem querendo enganar os turistas. E foi assim que me enganaram.
Fui numa recomendada agencia de turismos para comprar meu passeio para Machu Pichu. Depois de muito negociar, chegamos num preco ótimo para mim. Quando disse que ia pagar com cartao de credito, disseram que só poderiam aceitar se fosse para daqui 4 dias. Como tinha que economizar meu dinheiro, disse que pagava mais para eles aceitarem meu cartao. Entao, claro, aceitaram na hora. Até aí tudo bem. Mas no minuto depois que eu paguei, o cara disse que nao sabia se tinha lugar no trem pro dia que estava querendo e que eu tinha que ir com ele até a estacao para comprar a passagem. Fiquei brava, mas fui com ele. Na estacao, depois de muito esperar, realmente nao tinha passagem. Disse que queria meu dinheiro de volta. Depois de discutirmos muito, o cara disse que devolveria meu dinheiro só depois de 4 dias. Nao queria estar em Cusco depois de 4 dias, tinha que seguir meu caminho.
Foi entao que resolvi aceitar ir para Machu Pichu só depois de 2 dias, quando tinha passagem disponivel.
Alem disso, o cara disse que o preco incluia onibus de Aguas Calientes para Machu Pichu, ida e volta. Para minha surpresa, nao estava incluido e tive que desenbolsar 6 dolares para um trajeto de 15 minutos só de ida. Claro que voltei a pé, debaixo de muita chuva. Mas isso eu conto depois.

Nome da agencia: Puma´s Treck. Claro que nao recomendo.

Nesses dias que fiquei em Cusco esperando ir para Machu Pichu conheci um Museo de arte popular. Muito interessante. Com várias esculturas de natal e de folclores cusquenhos.
Tambem fui num centro de artezanias. Encontrei coisas mais baratas que em muitos outros lugares na Bolivia.
Nao quis fazer o city tour. Preferi ficar andando de bobeira pela cidade.

A noite de Cusco merece um comentario a parte. Muito bom!! Para comecar, nao cobram para entrar e cada balada fica do lado da outra. Numa noite, acho que fui nuns 4 lugares diferentes. Foi ótimo e ganhei uma forte ressaca no dia seguinte. Isso foi também um dos motivos pra nao fazer o city tour.

Plaza de Armas. Muitas igrejas !!


Preciso de muito tempo para entender o transito da Bolivia e do Peru. Cada vez me surpreendo mais. Essa fila de carros no meio da rua, sao carros estacionados. Belo lugar para estacionar seu carro.


Este é o Ukuku, folclore cusquenho. Esse homem mascarado rapta as mocas como esta que está em cima dele. Aqui é no museu de arte popular.

6 Comments:

At segunda-feira, 15 janeiro, 2007, Blogger Wev's said...

Otimas fotografias....
Puma´s Treck ta gravado....

to adorando as historias...

 
At terça-feira, 16 janeiro, 2007, Anonymous Anônimo said...

Estou divulgando seu Blog, sem autorização.. hehe

abraços

 
At terça-feira, 16 janeiro, 2007, Anonymous Anônimo said...

Olá!!

Achei o link do seu blog no Orkut e já devorei todos os seus relatos!! Muito legal!!

Fiz uma viagem bem parecida com a sua em outubro e novembro do ano passado e tbém escrevi um blog durante o percurso!!
Quando quiser ver é www.remaciel28.multiply.com

Boa viagem e curta muito tudo isso aí, pq com certeza será inesquecível!!
Bjoss

 
At quarta-feira, 17 janeiro, 2007, Anonymous Anônimo said...

que beleza...
atualiza isso aqui que eu quero continuar me divertindo guria!

 
At sexta-feira, 19 janeiro, 2007, Anonymous Anônimo said...

oLá ...
vi seu link pelo orkut tb !!!!
suas fotos são maravilhosas !!!
tb tenho muita vontade de fazer essa viagem ... imagino o crescimento que deva ser !!!! fico emocionada só de pensar .....
se não for te dar muito trabalho ... gostaria que me desse uma idéia de quanto gastaria para passar mais ou menos um mês viajendo pela américa do sul ?!!!
meu e-mail é caca_parente@hotmail.com
ficaria muito feliz se pudesse me dar uma base ... pelas suas experiências ....
BoA Sorte !! e MuitAs histórias na sua viagem!
Abraços

 
At domingo, 21 janeiro, 2007, Anonymous Anônimo said...

Ma... você ta ficando famosa !! hehe,,, continuo viajando com você...beijo grande !!:) Soninha

 

Postar um comentário

<< Home