08 janeiro, 2007

La Paz

Peguei o trem de madrugada em Uyuni. Trem muito bom. Peguei segunda classe e tinha tv e calefacao. Nem preciso dizer que dormi a viagem toda. Infelizmente o trem só vai até Oruro. De Oruro tive que pegar um onibus para La Paz.
A primeira impressao de La Paz é de que é uma cidade muito feia. Parece uma grande favela vendo ela de cima. Combinei com o hostal Copacabana de me pegarem na rodoviaria. Quando cheguei estavam me esperando como o combinado. Ainda bem, nao queria pegar taxi.
O transito de La Paz é bem baguncado como de Santa Cruz. Sinal vermelho é uma coisa sem importancia e os pedestres atravessam quando querem. Uma coisa que os bolivianos de La Paz adoram é buzinar. Buzinam para tudo o que esta na frente deles.
Entrando na cidade, ate que ela nao e tao feia assim. Alias, me simpatizei bastante.
Fiquei num hostal perto do chamado Mercado das Bruxas. É uma ruazinha com varias lojas de artezanato.

Logo que cheguei contratei uma agencia para me levar ao Tihuanaco. Umas ruinas de um povo anterior aos Incas. Eu queria ir ate o Chacaltaya, uma montanha com estacao de esqui. Mas nao foi desta vez que eu consegui ver neve. A estrada de acesso estava fechada por causa das chuvas.
No dia seguinte, acordei cedo para ver as ruinas de Tihuanaco






Despois de um dia de visitas arqueologicas, no dia seguinte fui para uma feira na cidade El Alto. El Alto é uma cidade nova que esta se formando ao lado de La Paz. La Paz é um grande buraco e El Alto fica na parte superior do buraco.
A feira, onde nao tinha nenhum turista, tinha de tudo para vender. Desde roupas usadas ate varios tipos de comida. Nao tirei nenhuma foto porque o lugar nao me pareceu muito seguro. Na verdade, a feira parecia mais uma 25 de marco de Sao Paulo mas em proporcoes menores.
Comprei um cd de cumbia e um de chacarera, estilos de musica muito apreciados na Bolivia. Foi ótimo sair um pouco do circuito turistico e conhecer mais os bolivianos de La Paz.

Ate agora, La Paz foi a cidade onde mais vi brasileiros. As vezes ate esquecia que estava em outro pais.

A maioria das casas em La Paz nao possuem reboco, ai o motivo do aspecto feio.


Noite em La Paz com os mineiros que conheci em Uyuni.

Resumindo, gostei muito de La Paz. Nao me aconteceu nada e nao vi nada de violencia. É só tomar cuidado e nao ficar como turista bobo pelas ruas. Por mim, ficaria mais alguns dias sentindo mais a cidade. Mas preciso continuar meu trajeto.